Dentre as opções de entretenimento, ir ao cinema é indiscutivelmente, a preferida da maioria das pessoas.
Fatores como o avanço na vacinação e a queda de internação, tem diminuído a sensação de insegurança para aqueles que são apaixonados pelo cinema, mas que ainda tinham muito medo de ficarem em ambientes fechados por volta de duas horas.
As empresas do ramo defendem que devido a rigidez dos protocolos para o funcionamento dos cinemas, este tem sido um dos lugares mais seguros para frequentar, mesmo com o enfrentamento da pandemia.
Alguns dos protocolos incluem: capacidade de público reduzida, distanciamento entre as poltronas, álcool em gel posicionado em locais estratégicos, obrigatoriedade do uso de máscaras e ar condicionado que consegue renovar o ar a cada sessão e higienização das salas e assentos.
Contudo, muitos especialistas, principalmente da área da saude alertam que não é possível assegurar que ninguém será infectado ao ir ao cinema, mesmo vacinado e seguindo todos os protocolos.
Pessoas com comorbidades, por exemplo, são orientadas a não se arriscarem nesse tipo de ambiente.
Máscaras cirúrgicas, máscaras de pano com 3 camadas ou a PFF2 são as mais adequadas para este ambiente, desde que permaneça com ela o tempo todo.
Quando se é dito que a máscara deve permanecer o tempo todo no rosto, vale também para segurar a tentação de comer uma pipoca, por exemplo.
Apesar de muitos cinemas já liberarem o consumo de alimentos e bebidas dentro das salas dos cinemas, cabe o bom senso de avaliar se vale a pena correr o risco.
Ao retirar a máscara para comer, você se expõe porque gotículas são liberadas e permanecem no ar durante um tempo.
Mesmo com todo o empenho e com as estratégias mais modernas para higienizar a salas de cinema, infectologistas ainda não sabem dizer ao certo, por quanto tempo o vírus pode permanecer nas superfícies e no ar.
Por essa razão, o cuidado deve ser redobrado, evitando permanecer no hall de entrada ou na sala por muito tempo.
Se puder comprar o ingresso pela internet, para evitar filas, não chegar com antecedência ao cinema e manter o distanciamento, a experiência pode ser mais agradável e segura.
O respeito aos protocolos para retomada das atividades é crucial para que esse processo seja o mais seguro possível.
Muitas pessoas tem sofrido com o isolamento social e, poder ir ao cinema, mesmo com algumas restrições, traz aquele sentimento que todos querem nesse momento de pandemia: de que dias melhores virão e que logo teremos a nossa tão preciosa liberdade de volta.
Liberdade de nos reunirmos, abraçarmos e brindarmos à vida!