A solidão é um tema muito abordado e explorado em letras de músicas, filmes e livros.
Sempre exibida de acordo com o olhar de seu autor e com o tipo de sentimentos que ela aflora.
O que para muitos pode ser a definição de tristeza e angústia, para outros a solidão pode ser uma porta para um recomeço e um jeito diferente de encarar e desfrutar da vida.
Portanto, se você deseja entender melhor a solidão partindo do ponto de vista de autores renomados, esses livros poderão te auxiliar nessa conexão com esse entendimento. Confira:
Tendo como referências grandes filósofos, a Bíblia, fatos da história e até mesmo romances, Karnal nos leva a refletirmos sobre a natureza de viver sozinho, estando acompanhado ou não, por pouco ou muito tempo.
Como ela é representada na arte e como ela pode levar a um crescimento e maturidade.
O Dilema do Porco Espinho - Como encarar a solidão de Leandro Karnal é um livro inspirador e profundamente reflexivo.
Os prazeres da solidão de Stephanie Rosenbloom é recheado de relatos com sabedoria e paixão sobre as descobertas prazerosas de se viajar sozinho.
Livre do desconforto da ideia de ficar sozinho, este livro mostra como ter tempo para se dedicar a você mesmo pode ser uma grande chance que a vida está te oferecendo para vivenciar coisas novas, apreciar novos ares e novas experiências em todos os aspectos ao viajar desacompanhado.
Receba relatos de uma viagem rica em detalhes, surpresas e se surpreenda ao saber que você pode sim, ter sua própria aventura sozinho.
Anthony Storr faz uma análise psicanalítica de pessoas importantes na história que nunca se casaram e ainda sim, tiveram vidas felizes e plenas.
A ideia do autor não é condenar o casamento, mas levar o leitor a desprender-se da ideia de que é preciso sempre estar com alguem para ser feliz.
Em seu livro Solidão - A conexão com o Eu, Storr incentiva a reconhecer nas atividades humanas como o lazer, arte e trabalho, a felicidade de forma individual.
Outro aspecto defendido por ele é de que quando estamos sozinhos, fortalecemos nosso psicológico para não dependermos ou não colocarmos nos ombros do outro a responsabilidade de nos trazer a felicidade.
Sara Maitland compartilha estratégias para reconhecer a si mesmo como sua própria companhia, livre da ansiedade e do temor da solidão.
Em Como ficar sozinho de Sara Maitland, você terá a oportunidade de aprender como valorizar a autonomia de estar sozinho de uma maneira recompensadora.
A arte de estar sozinho do filósofo Francesc Torralba defende que a solidão é uma experiência sentida na alma e que por isso, podemos encontrar a oportunidade de avaliarmos, projetarmos e gerenciarmos tudo o que diz respeito ao nosso futuro e às pessoas com quem possuímos vínculo.
Aquela reflexão existencial para ponderarmos o que e quem é essencial para as nossas vidas e o que podemos fazer a respeito.