Arsène Lupin é um personagem icônico que tem como seu criador, Maurice Leblanc.
Seu objetivo era criar uma história de ficção policial tão boa e envolvente quanto Sherlock Holmes.
Conheça agora, um pouco do universo de Lupin, esse ladrão culto, elegante e anarquista e entenda a razão pela qual, Netflix apostou no sucesso de sua série, inspirada no livro.
Maurice Leblanc, nascido em 1864, Em Normandia, ao norte da França, teve sua vida de estudos dividida na França, Itália e Alemanha.
Ingressou na Faculdade de Direito, mas decidiu abandoná-la para seguir o seu sonho de ser um escritor.
Então, mudou-se para França, onde trabalhou como jornalista, além de fazer parte do movimento literário da cidade, começando a escrever contos e romances.
Porém, seu reconhecimento veio com o surgimento do personagem Arsène Lupin, em 1905, publicado no "Je Sais Tout" (Eu sei tudo), como Arsène Lupin: gentleman cambriouleur.
O que causou grande sucesso e o incentivou a prosseguir com novas aventuras de Lupin, por meio de romances e contos.
Maurice Leblanc faleceu em 1941, em Perpignan, na França, consagrando-se um dos melhores escritores de sua época, com 21 romances de Lupin e várias coleções de contos.
Arsène Lupin é descrito como um destemido, charmoso e incrivelmente inteligente, que domina as artes marciais e é especialista no disfarce.
Possui empatia pelos menos favorecidos e realiza os seus roubos apenas nos mais abastados.
Apesar de ser um "fora da lei", Lupin encanta seus leitores com a sua genialidade na prática de seus roubos, além de todo o sua sedução e carisma.
A história da série não é exatamente como nos livros de Maurice Leblanc, mas sim, uma inspiração em sua obra.
Isso porque, o personagem principal, Assene Diop (Omar Sy), vive um drama familiar em sua vida e tem sua inspiração desde criança, na astúcia do seu personagem favorito: Arsène Lupin.
O enredo acontece com um plano de vingança de Diop, diante de uma injustiça sofrida por seu pai, causando seu suicídio.
A culpa dessa injustiça cai sobre a poderosa e rica família Pellegrini, que acusa seu pai (que trabalhava com motorista particular da familia), de um roubo de um valioso colar.
Colar esse que, 25 anos depois, reaparece misteriosamente e é a estrela de um leilão, promovido pelos Pellegrini.
Assene Diop, então usa todo seu conhecimento, sedução e astúcia, assim como seu personagem favorito, Lupin, para articular sua vingança, a começar com o roubo do colar.
Porém, terá que lidar com alguns imprevistos pelo caminho...
Com 2 temporadas na Netflix de 10 episódios cada (divididos em 2 partes de 5 episódios para cada temporada), tem belíssimas atuações de Omar Sy (Assene Diop), Ludivine Sagnier (Clair Pellegrini) e Youssef Guedira (policial Soufiane Guerrab).