Apesar de ser conhecido como "home office", algumas empresas utilizam o termo "trabalho remoto", o que na verdade significam a mesma coisa: trabalhar de casa.
E essa tem sido uma medida adotada por muitas empresas que buscam funcionários mais produtivos e motivados e também reduzir custos como transporte, locação e serviços essenciais que uma empresa física deve oferecer.
A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos liderou um estudo para saber o quanto trabalhar de casa aumenta a produtividade dos funcionários de uma empresa. O estudo foi conduzido da seguinte forma: um número de funcionários foi dividido em dois grupos, os que poderiam trabalhar de casa e os que tiveram que ir a empresa todos os dias.
A conclusão foi que o grupo que trabalhou home office teve um aumento em sua produtividade de 13%. Isso transformado em resultados, gerou um aumento de receita significativo para empresa.
E, apesar das muitas vantagens encontradas nesse tipo de trabalho, é necessário entender as exigências e desafios para saber se você tem o perfil para trabalhar home office.
Então, separamos algumas informações relevantes que te ajudarão neste processo!
Trabalhar de casa exige muita disciplina e organização. O que acontece com muitas pessoas é encarar o trabalho de casa como um passatempo, onde pode-se trabalhar a hora que quiser, no horário que puder e isso nem sempre é uma realidade.
Existe uma flexibilidade de horários sim, porém muitas empresas trabalham com prazos e metas, o que se estende para o funcionário também. É preciso resistir a tentação de se distrair nas redes sociais ou plataformas com filmes e séries.
Outra observação é que seu chefe não está do seu lado fisicamente, mas certamente ele notará o quanto você pode ser produtivo ou não trabalhando home office.
Portanto, se trabalhar em casa é um sonho ou uma meta para você, atente-se a essas observações e se organize para ser o melhor funcionário que puder.
Outro mito que deve ser derrubado é a ideia de que trabalhar de casa é um jeito de ganhar dinheiro fácil, trabalhando pouco. Você terá a mesma carga de trabalho como a de um escritório, por exemplo.
A diferença é que existe todo um aconchego e conforto que o lar emana, o que pode favorecer o seu desempenho. Outra questão é que, em um ambiente de trabalho, você costuma ter um horário para iniciar e finalizar o seu expediente.
Em casa já é outra história, porque tendemos a estender o nosso horário quando temos um prazo e ele precisa ser executado.
Há relatos de trabalhadores home office que trabalham até de madrugada para finalizar um projeto importante.
Nem todo mundo consegue trabalhar de pijamas e não se sentir extremamente relaxado, a ponto de transmitir isso para o seu desempenho.
Por essa razão, é essencial vestir-se para o trabalho. Não estamos dizendo que você tenha que vestir terno e gravata, mas alinhar os cabelos, barba feita e uma maquiagem leve estabelecerá o tipo de profissional que você será naquele dia.
Não precisa ser um cômodo exclusivo para você, mas ele precisa ter o seu toque pessoal de organização para que você possa exercer uma rotina de trabalho mais efetiva.
Um ambiente bem iluminado, com um bom computador e boa conexão de internet, uma cadeira confortável, sem muito barulho e com poucas interrupções dos outros moradores da sua casa, são fatores essenciais para uma boa performance.
A verdade é que se você tem o desejo de trabalhar de casa, com organização e foco você pode conseguir! Motivação é um fator determinante para quem quer conquistar.
Por esse motivo, tenha disciplina, esforce-se para atingir as metas estabelecidas, dedique-se ao seu trabalho e ao momento que você separou para ele, e certamente você terá uma carreira de sucesso!
Tudo o que você precisa para trabalhar home office você encontra na Amazon.com!